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Código de Ética

Nossa missão é produzir com qualidade, atendendo as normas e procedimentos vigentes, para produção de embalagens em flexografia e comunicação impressa e ficar em sintonia com fornecedores e clientes, para alcançar satisfação no atendimento e compromissos assumidos. Para tanto, estar sempre ciente do nosso objetivo de melhoria contínua no Sistema de Gestão da Qualidade, com nossa equipe treinada e com cuidado do meio ambiente, apoiando o direcionamento estratégico da empresa.Criamos esse código de ética, como instrumento destinado a aperfeiçoar os relacionamentos da organização e estabelecer os princípios éticos e normas de conduta, que devem orientar as relações internas e externas de nossa empresa, visando contribuir para o fortalecimento dos nossos objetivos e o desenvolvimento sustentável.
Para que pudéssemos criar esse código, levamos em conta aspectos, que a seguir serão descritos: 

1 – Relação com Clientes:

Incentivar o relacionamento duradouro de confiança mútua com os clientes, desenvolvendo uma relação pautada nas boas práticas comerciais, atitudes de ética e zelo nas informações. Atender suas necessidades de forma ágil e eficaz e buscar a satisfação e a superação de suas expectativas, bem como a constante melhoria na qualidade e desempenho de nossos serviços através de um atendimento cortês, respeitando seus direitos e deveres, fornecendo o produto conforme as especificações técnicas e a legislação pertinente, reparando eventuais danos causados sob nossa responsabilidade aos seus consumidores e clientes, com a máxima agilidade, em prazos exequíveis, a fim de fidelizá-los.Total lisura de atos, não permitindo aceitar presentes de clientes e parceiros, ou qualquer benefício acima de R$ 100,00 que possa ser caracterizado como propina, nem tampouco favorecer-se dos produtos da empresa para oferecer benefícios ou propinas. Na relação comercial com clientes, é permitido o pagamento de despesas de refeição, transporte e estadias, bem como aceitar o pagamento de tais despesas pelo cliente.

2 – Relação com Fornecedores e prestadores de serviços:

Selecionar e contratar fornecedores e prestadores de serviços, baseando-se em critérios legais, técnicos, de qualidade, custo e pontualidade, levando em consideração, além dos indicadores econômicos e financeiros, as condições comerciais dos produtos ou serviços oferecidos e o perfil ético em suas práticas de gestão e de responsabilidade social e ambiental. Com respeito às diversidades de raça, cor, gênero, orientação sexual e cultura, sem qualquer tipo de discriminação. A empresa fornecedora deve apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante e também não pode tolerar assédio de qualquer natureza, inclusive moral ou sexual, que provoque constrangimento alheio.Práticas de concorrência desleal e outras práticas, contrárias aos princípios deste Código, inclusive na cadeia produtiva de tais fornecedores, não são aceitas. A Teruel honra os contratos, condições, valores e prazos acordados. A cultura da empresa, não permite aceitar presentes de fornecedores e parceiros, ou qualquer benefício acima de R$ 100,00, que possa ser caracterizado como propina, nem tampouco favorecer-se dos produtos da empresa para receber para si, benefícios ou vantagens de quaisquer naturezas. Salvo no caso de brindes doados para eventos da empresa.

3 – Relação com Órgãos Públicos:

Atender, sempre que razoáveis e fundamentadas no bem comum, às solicitações do poder público, seus agentes reguladores e fiscalizadores, sindicatos, entidades de classe e organizações não governamentais, com presteza, rapidez e transparência. 
A Teruel coíbe qualquer concessão de vantagem ou privilégio a agentes públicos, zelando pelo cumprimento das políticas, normas e controles de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e atos ilícitos de qualquer natureza, em estrito cumprimento das leis aplicáveis.
Adotar elevados padrões de honestidade e integridade em todos os contatos com administradores e funcionários do setor público.
Não utilizar o cargo, a função, a posição hierárquica ou de influência, com a finalidade de obter qualquer favorecimento para si ou para terceiros.
Orientar seus colegas e colaboradores para não aceitar presentes de agentes públicos que se caracterize como propina, bem como, não manifestar publicamente opinião sobre atos ou atitudes de funcionários públicos ou fazer comentários de natureza política que possam refletir negativamente na imagem da Empresa. Agir com fundamento nos nossos padrões de atuação, observando sempre os mais elevados princípios éticos e o respeito às leis, órgãos regulatórios e normas vigentes.

4 – Relação com o Meio Ambiente e com a comunidade:

Apoiar políticas que promovam o desenvolvimento humano por meio de relações harmoniosas entre empresa e comunidade.  
Conhecer as necessidades da comunidade na qual está inserida, respeitar sua integridade cultural e colaborar, por meio de ações sociais, para a elevação de seu padrão de vida, contribuindo para o desenvolvimento humano.Desenvolver e participar de programas de abrangência social, através de instituições públicas e comunitárias, organizações não governamentais, entre outros.Promover a conscientização da população em geral, bem como de seus colegas e colaboradores, de que o meio ambiente é fonte de suprimento vital e deve contar com o compromisso de todos para a sua conservação, defesa e valorização.
Cumprir as exigências da legislação ambiental. Utilizar critérios de avaliação de impacto ambiental nas atividades desenvolvidas pela Empresa, bem como promover as devidas compensações originadas por essas atividades.
Otimizar o uso de materiais e equipamentos recicláveis e/ou reutilizáveis, com a aplicação de tecnologias não nocivas ao meio ambiente.
Promover a utilização racional de energia elétrica entre os seus clientes, colaboradores e sociedade.
Investir no progresso tecnológico de maneira a empregar responsável e racionalmente os recursos naturais, minimizando os efeitos causados pelas atividades desenvolvidas, revertendo assim em benefícios para a comunidade.
Promover a defesa e conservação do meio ambiente por meio de ações múltiplas junto à comunidade local, iniciativa privada e autoridades governamentais, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.

5 – Relação com Colegas de Trabalho:

A Teruel segue o princípio de valorização dos colaboradores e se compromete a oferecer boas condições de trabalho, com segurança, desenvolvimento profissional, estimulo a qualidade de vida e promoção da saúde. De forma a sempre respeitar os direitos humanos e assegurar a livre associação sindical e a negociação coletiva, pautando suas ações em princípios de cidadania, inclusão social, respeito às diversidades de raça, cor, gênero, orientação sexual e cultura, sem qualquer tipo de discriminação. 
A empresa não tolera assédio de qualquer natureza, inclusive moral ou sexual, que provoque constrangimento alheio.
A Teruel também apoia a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante. A contratação de menores é realizada apenas como aprendizes, seguindo as leis vigentes, de forma a não comprometer seu desenvolvimento educacional e sua formação.
Aos colaboradores caberá atuar sempre de forma a proteger os interesses da empresa certificando-se de preservar o patrimônio e as informações, evitando que as mesmas possam ser utilizadas em benefício próprio ou de terceiros. Mantendo elevado grau de profissionalismo, respeitando as normas da empresa, os superiores e colegas de trabalho, bem como clientes, fornecedores e concorrentes.
O relacionamento com os colegas de trabalho é baseado em confiança, integridade, comprometimento e transparência nas relações de trabalho, bem como respeito e valorização do ser humano, desenvolvendo mecanismos que propiciem condições de segurança, bem-estar e desenvolvimento profissional e pessoal, reconhecendo o esforço e comprometimento deles, para melhoria dos resultados.  
Não será tolerado o aceite de presentes de clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes, ou qualquer benefício que possa ser caracterizado como propina, nem tampouco favorecer-se dos produtos da empresa para oferecer benefícios ou propinas.                                                                                                         

6 – Relação com a Concorrência:

A relação com a concorrência deve ser pautada na lealdade e no respeito às regras e critérios do mercado. Nossos diferenciais competitivos estão em nossa criatividade, excelência de gestão e qualidade de produtos e serviços. A empresa trabalha de acordo com as leis de concorrência vigentes bem como valoriza e protege suas próprias informações, respeita as informações de outras empresas, e para obtê-las utiliza informações públicas disponíveis. 
A cultura da empresa, não permite aceitar presentes de concorrentes, ou qualquer benefício que possa ser caracterizado como propina, nem tampouco favorecer-se dos produtos da empresa para oferecer benefícios ou propinas.

7 - Relação com a Imprensa:

Deve-se prezar pela confiabilidade das informações transmitidas aos veículos de comunicação e garantir que todos os comentários, declarações ou pronunciamentos em nome da empresa sejam feitos somente por pessoas autorizadas.

8 - Questões relevantes não abordadas nos tópicos antecedentes:

Quaisquer questões que sejam entendidas de importância e que não tenham sido abrangidas nos tópicos antecedentes devem ser comunicadas ao superior imediato ou à Diretoria, para buscar a transparência e a adoção de medidas que visem não só os interesses dos colaboradores como também os da empresa.

“A implantação deste código de conduta ética visa contribuir para o fortalecimento da cultura empresarial, voltada para o desenvolvimento sustentável. Devemos zelar pelo aperfeiçoamento constante do teor desse documento e garantir que os preceitos deste Código sejam referência para o processo e que sejam respeitados no dia a dia de trabalho de cada colaborador, fornecedor e parceiro.”